O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Paulo Alexandre Barbosa, estará em Votuporanga no dia 9 de dezembro para assinar o convênio do novo programa do Governo do Estado, o Acelera São Paulo, que trará para os municípios e empresários da região todos os serviços e incentivos governamentais voltados para o desenvolvimento econômico público e privado.
Na manhã desta quarta-feira (16/11) o prefeito de Votuporanga, Junior Marão, e o deputado estadual Carlão Pignatari anunciaram o evento regional que será realizado em Votuporanga voltado a todos os setores da economia, sendo indústria, comércio, serviços e, inclusive, para a área pública.
O evento será realizado no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, a partir das 9h30, e terá como convidados, além do secretário Paulo Alexandre, o presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos; o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Almeida; a superintendente das Fatec’s e ETEC’s, Laura Laganá; além do deputado federal João Dado, comerciantes e industriais.
Para organizar o evento, acontecerá no próximo dia 25, no auditório da Airvo, uma reunião técnica para mostrar as ações e programas disponíveis para convênios onde serão convidados representantes do Sebrae, que explicará sobre a Lei Geral; da Nossa Caixa Desenvolvimento, sobre financiamentos disponíveis para municípios e empresas privadas; do Centro Paula Souza, do Investe São Paulo, da Fapesp e coordenadores da Secretaria voltados às áreas de Ensino Técnico, Desenvolvimento Regional, Ciência e Tecnologia e Empreendedorismo.
Benefícios
O prefeito Júnior Marão destacou, durante entrevista coletiva realizada em seu gabinete, que essa é uma grande oportunidade para pequenos e médios empresários e que a iniciativa deve gerar ainda mais renda e desenvolvimento para a região Noroeste Paulista.
O deputado Carlão Pignatari informou que alguns projetos já estão sendo estudados para serem liberados para a região como é o exemplo do Espaço Empresarial, instalado primeiramente em Votuporanga, na zona sul da cidade, e que poderá ser expandido para a zona norte, e para os municípios de Nhandeara e Fernandópolis.
“Temos também mais 330 bolsas para o Via Rápida [programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais], demanda de cursos para as ETEC’s e salas descentralizadas para municípios que ainda não possuem a escola, parques tecnológicos, incubadoras, enfim, este é o momento que o Estado está fazendo liberações de programas e recursos para fomentar o desenvolvimento e vimos que 80% desses recursos ficavam somente na capital e em municípios da Grande São Paulo. Com o Acelera São Paulo os municípios do interior também estão tendo oportunidades de conhecer todos estes programas e aproveitar as oportunidades para crescimento econômico”, explicou o deputado.
Financiamentos
Entre as linhas oferecidas pela Agência de Fomento está o FIP (Financiamento ao Investimento Paulista), que é uma linha de financiamento voltada para projetos de implantação, ampliação, modernização da capacidade produtiva, inovação e desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e à eficiência energética para indústrias, comércio, agroindústrias, prestadoras de serviços e cooperativas de produção paulistas. A linha FIP oferece taxa de juros de 0,65% ao mês, mais correção pela IPC-FIPE , com prazo de até 120 meses, incluindo a carência.
Economia Verde
Também tem o Linha Economia Verde, que financia projetos das pequenas e médias empresas que proporcionem a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa no meio ambiente. O objetivo desta linha é financiar projetos dos diversos setores produtivos da economia paulista que proporcionem a redução das emissões de gases de efeito estufa de acordo com as metas estabelecidas pela Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) – Lei 13.798. A taxa de juros é 0,49% ao mês, corrigida pelo IPC-FIPE, com prazo de até 120 meses e carência máxima de 24 meses.
Setor público
Para o setor público, a oferece linhas de crédito focadas na melhoria da infraestrutura urbana Agência de Fomento Paulista , agregando valor aos setores sensíveis da economia. Os projetos visam a implantação, ou ampliação, da malha viária, da infraestrutu ra industrial, de centros de comercialização ou distribuição agropecuária e o desenvolvimento de arenas para eventos esportivos, econômicos, culturais e sociais, sempre alinhado com as questões que envolvem o meio ambiente, havendo uma linha específica para atendimento sócio ambiental.
A Agência também opera com linhas de financiamento do BNDES para os municípios do Estado de São Paulo.