Notícias

00000000595198329893375555305

11/03/2016

São Paulo dá um grande passo para produzir vacina contra a dengue, diz deputado Carlão Pignatari

Instituto Butantan inicia última fase dos estudos clínicos com apoio dos governos federal e estadual
O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, comemorou o mais novo advento do Estado de São Paulo: a produção da vacina contra a dengue e a produção de um soro para combater o vírus zika, ambas doenças provocada pelo mosquito Aedes aegypoti.
O Instituto Butantan deu início à terceira e última fase de testes da primeira vacina brasileira contra a dengue. O secretário estadual da Saúde, David Uip, disse que “a dengue é uma doença endêmica no Brasil e em mais de 100 países. A vacina brasileira produzida pelo Butantan será uma importante arma de prevenção para que o país possa delinear estratégias de imunização em massa, protegendo nossa população contra a doença e suas complicações”.
De acordo com o secretário, os estudos começam com 1,2 mil voluntários recrutados pelo Hospital das Clínicas, um dos 14 centros credenciados pelo Butantan para a realização dos testes, que envolverão 17 mil participantes em todo o Brasil.
Os participantes serão acompanhados por um período de cinco anos para verificar a duração da proteção oferecida pela vacina. O acompanhamento será feito por meio de visitas programadas para coleta de amostras, além de contatos telefônicos e mensagens por celular.
A vacina do Butantan, desenvolvida em parceria com o National Institutes of Health (EUA), tem potencial para proteger contra os quatro vírus da dengue com uma única dose e é produzida com os vírus vivos, mas geneticamente atenuados, isto é, enfraquecidos. Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte, mas como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença.
“É um grande passo, pois a dengue vem assustando e, inclusive, tirando muitas vidas. O vírus zika, embora não se tenha conhecimento de sua letalidade, também começa a se apresentar como uma ameça à população. São Paulo está de parabéns”, comenta o deputado Carlão.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp