Deputado Carlão Pignatari apoiou projeto que elevou os municípios como de Interesse
Os prefeitos das cidades de Sabino, Rubinéia e Sales assinaram, nesta quarta-feira (1º/11), com o Governo do Estado, o primeiro convênio do programa Município de Interesse Turístico (MIT). Essas cidades foram elevadas à condição de Interesse Turístico este ano, através de projeto de lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa com total apoio do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB).
Com a elevação ao MIT, Sabino, Rubinéia e Sales passam a receber, anualmente, R$ 600 mil para investir em infraestrutura para melhorar o setor de turismo.
Sabino é carinhosamente conhecida como “Menina Moça do Vale do Tietê”. A presença do Tietê, já despoluído na região, provoca uma grande movimentação turística. Esportes aquáticos e a pesca são bastante praticados no local. Há, inclusive, uma praia, as margens do rio, onde as pessoas podem nadar com tranquilidade e segurança.
Sales, por sua vez, tem hoje como atrativos três praias de areias naturais: Praia Cervinho, Praia Torres e Praia do Richelieu, o Cemitério dos Esquecidos, um cemitério indígena da tribo guaranis, patrimônio histórico e cultural do município, além de dois grandes empreendimentos no setor hoteleiro: o Resort da Ilha com toda infraestrutura de um resort e uma marina para lanchas, assim como a pousada Baobá que fica às margens da represa e oferece além da marina para acomodações de embarcações, passeios de lanchas na represa. Outro serviço que é oferecido, e já virou atração turística é o Banana Bout, Sky aquático e o Bóia Cross puxado pela lancha.
Já Rubinéia fica às margens do Rio Paraná, na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul, município de Aparecida do Taboado. Com o represamento do Rio Paraná e a consequente formação do Lago da Ilha Solteira, abriram-se excelentes perspectivas turísticas para o município. Às margens do lago estão construídos dezenas de ranchos e vários clubes e colônias de férias também já construíram suas sedes. Entre esses destacam-se o Centro do Professorado Paulista (CPP), a Associação dos Servidores Municipais de Rubinéia e Santa Fé do Sul e do Departamento de Estradas e Rodagem (ASDER). Foi construído a aproximadamente um quilômetro da sede da comuna, pela municipalidade local, em convênio com a Secretaria de Esportes e Turismo do Estado, uma praia artificial, que nos finais de semana recebe um grande número de banhistas de diversas partes da região.
“O setor de turismo é um serviço que gera emprego e renda, alavanca a economia da cidade, que recebe muitos visitantes. O Governo do Estado está de parabéns pelo lançamento desse programa, que visa estimular os municípios a se adequarem para receber mais recursos”, destaca o deputado Carlão Pignatari.