Notícias

a046107820b5484d814494c0715d23b7

05/03/2020

MUNICÍPIOS DO NOROESTE PAULISTA SÃO PREMIADOS POR GESTÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA VERDEAZUL

Região liderou o ranking ambiental no Estado de São Paulo: Rio Preto, Fernandópolis, Votuporanga, Santa Fé do Sul, Novo Horizonte e Catanduva estão entre as certificadas

Municípios da Região Noroeste tiveram suas ações de gestão ambiental premiadas através do Programa VerdeAzul, da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente. O secretário, Marcos Penido, entregou em mãos os certificados para os prefeitos e lideranças regionais, em evento no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (05).

O programa tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras no desenvolvimento de políticas públicas para o meio ambiente. Cada município deve cumprir ações conforme as seguintes diretrizes: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Ao final de cada edição, as cidades passam por avaliações técnicas que resultam no “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”. Cidades do Noroeste Paulista lideraram as colocações do ranking, São José do Rio Preto ficou em primeiro lugar e Novo Horizonte em terceiro. Catanduva, Fernandópolis, Votuporanga, Santa Fé do Sul, Andradina, Santo Antônio Do Aracanguá, Adamantina, Birigui, Santa Adélia, Gastão Vidigal e Itajobi também receberam certificado.

O líder do Governo, deputado Carlão Pignatari, parabenizou os municípios pela conquista. “É um orgulho para a nossa região receber esse reconhecimento, muito importante, por um trabalho de desenvolvimento sustentável, que garante qualidade de vida para a população e o futuro das próximas gerações com a preservação dos recursos naturais”, destacou o parlamentar, que também enfatizou a importância da integração entre prefeituras e Governo do Estado para preservação ambiental.

Os municípios que desejam aderir ao programa devem enviar um ofício a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente indicando dois representantes que serão responsáveis pelo planejamento das ações para atender as diretrizes.

Prevenção ao coronavírus
Na ocasião, os prefeitos e lideranças regionais participaram de uma reunião com o governador João Doria para planejamento de ações integradas de combate ao coronavírus, que envolvem medidas de prevenção e assistência. O Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, enfatizou que a prevenção é o melhor caminho. Importante ressaltar que não há motivos para pânico, o Estado confirmou o terceiro caso, mas são pacientes que estiveram fora do Brasil. O Governo está antecipando o plano de prevenções, afim de evitar maiores danos à população.
Para se prevenir:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão
– Usar antissépticos
– Cobrir a boca e nariz ao espirrar com o braço ou lenço descartável
Para mais informações acesse: http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp