Notícias

00000000476730832724769542349

12/05/2014

IAC inaugura Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais na APTA de Votuporanga

Um dos responsáveis é o deputado Carlão Pignatari; centro de pesquisas oferecerá tecnologias avançadas aos produtores
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) inaugurou, nesta sexta-feira (dia 09/05), o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais de Votuporanga. O centro está instalado na APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), como um polo de desenvolvimento da seringueira. 
A cerimônia contou com a presença da secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, do deputado estadual Carlão Pignatari, do prefeito Júnior Marão, do presidente da Câmara, Eliezer Casali, do diretor do IAC, Sérgio Augusto Carbonel, do diretor geral da APTA, Orlando de Castro Melo, dos diretores da APTA local, Rogério Soares de Freitas, e da Cati, Carlos Alberto De Luca, o coordenador geral da Cati, José Carlos Rossetti, entre outras autoridades e produtores rurais.
O projeto que transforma a Apta de Votuporanga em centro avançado da seringueira é do deputado Carlão Pignatari e contou com o apoio da secretária Mônika e das lideranças locais. O governador Geraldo Alckmin assinou a Resolução em dezembro do ano passado. Antecipando a cerimônia formal de inauguração, que contou com aproximadamente 350 pessoas, houve diversas palestras sobre os dois temas.
Rogério de Freitas destacou que o Centro de Seringueira tem como objetivo ampliar o leque de desenvolvimento de novas tecnologias e os Sistemas Agroflorestais permitem que os produtores cultivem lavoura, pecuária e floresta numa mesma área, com sustentabilidade. Para Orlando Melo, “esta é uma agricultura diferente, uma agricultura do futuro”.
Durante a cerimônia, foram homenageadas algumas personalidades, que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o crescimento da APTA e instalação do Centro de Seringueira: o produtor Izidoro Arantes Paranhos, os agrônomos De Luca e Nelson Bortoleto (representado por seu colega agrônomo Luiz Fernando Toscano), o deputado Carlão e a secretária Mônika.
Ao discursar, Carlão destacou que Votuporanga passa a ser referência nacional em pesquisas de seringueira, “hoje uma grande fonte de renda para a região Noroeste Paulista”. Carlão ainda comentou sobre os preços da borracha, dizendo que a Malásia teve uma superprodução, o que fez com que aquele país comercializasse o produto a preço reduzido, prejudicando os produtores brasileiros. 
E o deputado conclamou: “É importante fazermos um movimento junto ao Ministério da Agricultura para incentivar e valorizar o nosso produtor”. Carlão ainda fez uma homenagem especial ao decano dos engenheiros agrônomos de Votuporanga, Antonio Carvalho, que, com 96 anos de idade, comparece a todos os eventos da agricultura na cidade.
Por sua vez, a secretária Mônika enalteceu o trabalho do deputado Carlão, para a transformação do Centro de Seringueira. “O Carlão foi um guerreiro para enfrentar tantos obstáculos para implantar esse centro de excelência”. A secretária convidou os representantes das empresas fabricantes de pneus, alguns presentes, para debater a questão dos preços, lembrando do alerta feito por Carlão.
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp