Notícias

0000000234203396491485530741

02/06/2015

Governador lança Guia de Trânsito Animal eletrônica

Deputado Carlão Pignatari participou da cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes
O governador Geraldo Alckmin lançou na tarde desta quarta-feira (dia 27/05), no Palácio dos Bandeirantes, a Guia de Trânsito Animal (GTA) para aves no Estado de São Paulo. O documento não mais será emitido em formulário manual. Os animais só poderão circular acompanhados da Guia (e-GTA) emitida por meio do sistema informatizado Gedave da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento.
Com a nova ferramenta, o produtor poderá acessar o sistema de qualquer ponto que tenha conexão de internet, emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). A novidade vai beneficiar milhares de criadores paulistas, que poderão solicitar e imprimir a guia pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais. Atualmente são emitidas cerca de 1,4 milhão de guias por ano no Estado de São Paulo.
A ação faz parte do sistema informatizado Gedave – Gestão de Defesa Animal e Vegetal – desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Prodesp. O produtor comparecerá a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais, tudo com muito mais comodidade, facilidade e rapidez.
Além disso, a implantação da e-GTA trará uma série de benefícios, como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de animais e melhor controle sanitário.
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou da cerimônia em que o governador também assinou decreto para que a Secretaria intensifique a adoção de medidas preventivas, com o intuito de evitar a chegada da Influenza Aviária no Estado.
De acordo com o deputado Carlão Pignatari, o decreto assinado por Alckmin prevê a instituição de um Comitê que visa planejar, integrar e estabelecer as medidas preventivas, de controle e de erradicação para a avicultura industrial e para o segmento que envolve as aves silvestres cativas, migratórias, autóctones e de criações informais.
O deputado Carlão Pignatari, líder da Bancada Tucana na Assembleia Legislativa, manifestou que, por ser também empresário do ramo avícola, tem profundo conhecimento sobre o assunto. Assim, todos os avicultores e frigoríficos devem ficar atentos para os procedimentos corretos, visando transportar as aves de posse do documento legal.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp