Notícias

00000001290574486556809645506

17/11/2015

Federação pede fim de restrições a caminhões nas rodovias paulistas nos finais de semana

Entidade quer também isenção de taxa de licenciamento para veículos antigos
O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, e os deputados Carlão Pignatari e Coronel Telhada – ambos do PSDB – e Itamar Borges – PMDB – receberam, nesta segunda-feira (9/11) reivindicações de representantes da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que pediram o fim das restrições a caminhões nas rodovias paulistas nos finais de semana. 
O presidente da Federação, Roberto Suga, solicitou também a isenção de taxa de licenciamento para os veículos antigos. Sobre a primeira reivindicação, a ser resolvida diretamente com a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), a FBVA pleiteia exceção aos caminhões de coleção (chapa preta), pois os eventos de exposições desses automóveis acontecem principalmente aos finais de semana. 
Já sobre a isenção da taxa de licenciamento, os integrantes da Federação de Veículos Antigos informaram que esses veículos representam uma frota mínima diante do total do Estado. 
Os representantes da FBVA também solicitaram que a regulamentação do numeral de placa seja acionada novamente, o que já acontece em vários estados brasileiros. Segundo eles, é um costume de antigos colecionadores registrar na placa do automóvel o ano de sua fabricação (exemplo ABC-1970). Esse hábito dos colecionadores, além de indicar a anosidade, valoriza o veículo. 
O último pedido dos colecionadores refere-se à parte da verba do Fundo de Turismo, que eles querem que seja direcionada a eventos de automobilismo. 
Ao final, foi agendada uma nova reunião para esta quarta-feira (11/11), para dar continuidade na análise das reivindicações. “Os integrantes da Federação de Veículos Antigos estão reivindicando uma facilidade maior para que possam expor e apresentar suas relíquias, pois, muita gente nem chegou a conhecer alguns desses veículos, que só podem ser vistos em eventos exibicionistas”, analisa o deputado Carlão Pignatari. 
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp