Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovaram na sessão desta terça-feira (15/10) projeto de lei que visa a despoluição do Rio Tietê e seus principais afluentes. A medida prevê um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Programa Renasce Tietê é voltado principalmente às questões relativas ao saneamento básico que visa contribuir para a recuperação do Rio Tietê, realizando ações para despoluição de águas contaminadas com poluição difusa, ações para minimizar inundações com amortecimento de ondas de cheias a montante da Barragem da Penha, ações para prevenção de ocupação desordenada das várzeas e atenuação dos efeitos desta ocupação e dos consequentes problemas ambientais, urbanísticos e sociais e para melhor qualidade de vida da população no entorno urbano da área de intervenção.
Esta é uma das prioridades do atual Governo do Estado de São Paulo, está coerente com sua política de melhoria da qualidade de vida da população e de preservação do meio ambiente, a disponibilização em maior quantidade de equipamentos sociais e urbanos, a articulação com a comunidade e a cooperação institucional com os Municípios limítrofes e atividades de educação ambiental.
Para o líder do Governo na Alesp, Deputado Carlão Pignatari, as ações previstas no Programa Renasce Tietê beneficiarão também, a longo prazo, o interior do Estado onde o rio Tietê ainda tem águas cristalinas e é um dos principais atrativos turísticos do oeste paulista.