Evento será às 8h30 no auditório da Associação Comercial de Votuporanga
O presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal, suplente de senador, participa nesta sexta-feira, dia 10, de um evento em Votuporanga, a convite do deputado estadual Carlão Pignatari, ambos do PSDB. Aníbal fará uma palestra para a região e deve enfocar a atual conjuntura da política nacional. A palestra será às 8h30 no auditório da Associação Comercial (ACV).
Em recente seminário, José Aníbal disse que o Brasil vive crises “gravíssimas” e que será preciso uma ampla reforma do Estado para superá-las. “Precisamos de profundas mudanças, do sistema político ao fiscal”.
Para ele, o atual sistema político exauriu, e só cria impasses ao invés de resolvê-los. Na avaliação do presidente do ITV, a tímida reforma política aprovada pelo Congresso – que institui uma cláusula de barreira para o funcionamento dos partidos já em 2018 e proíbe coligações nas eleições proporcionais a partir de 2020 – não será suficiente para melhorar o sistema como um todo.
“Uma boa forma de aprimorar a representação política em nossa sociedade seria adotar o sistema de voto distrital misto, que aproximaria eleitores e eleitos e derrubaria drasticamente os custos da campanha”, diz.
Segundo José Aníbal, tão grave quanto à crise de representatividade é a questão fiscal do Estado, que vem acumulando seguidos déficits orçamentários. “Dois terços do orçamento brasileiro atual, de tudo aquilo que é arrecadado, são gastos para pagar aposentadorias e salários de funcionários públicos da ativa. Temos um sistema previdenciário deficitário e que é um dos mais injustos do mundo. Um milhão de servidores públicos federais causam o mesmo déficit de 33 milhões de brasileiros que estão no INSS. É preciso mudar isso com urgência, avançar para um sistema racional e único de aposentadorias”, afirmou.
Para o deputado Carlão Pignatari, é uma importante oportunidade que “temos de ouvir um especialista em políticas públicas e economia e pode abrir um horizonte muito bom, com informações que visam a melhorar o nosso país, desde que todos atuem de forma ordenada para o bem da nação”.