Servidoras e colaboradoras do Parlamento paulista poderão fazer exames de mamografia e papanicolau
Deputadas, servidoras e colaboradoras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo poderão fazer o exame de mamografia e papanicolau a partir das 9h desta terça-feira, dia 11 de abril, até as 18h de quinta-feira, dia 13 de abril, na carreta do Hospital de Amor localizada no estacionamento dos funcionários.
A iniciativa atende a um pedido do deputado Carlão Pignatari, e faz parte de uma política de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais incidente nas mulheres no Brasil, depois do de pele, com cerca de 74 mil casos novos por ano. Já o câncer de colo de útero é o terceiro maior, com 17 mil casos por ano, aproximadamente.
“O Hospital de Amor é uma referência mundial em tratamento de câncer. Eles têm diversas unidades móveis e agora estamos trazendo uma aqui para dentro da Alesp para que deputadas, servidoras e colaboradoras possam fazer o exame, saber se está tudo bem com a sua saúde. Agradeço a todos do Hospital de Amor que fizeram isso acontecer”, disse Carlão Pignatari.
O papanicolau pode ser feito por mulheres entre 25 a 64 anos. Já a mamografia pode ser feita para mulheres entre 40 a 69 anos. O atendimento será feito por ordem de chegada. A capacidade diária de mamografias é de 50 exames. Já o papanicolau pode chegar a 80 coletas por dia. Para fazer os exames, é preciso apresentar a versão física do CPF, RG, cartão SUS e comprovante de residência, e preencher um cadastro do hospital.
Seminários
Já nesta segunda-feira (10), o auditório Teotônio Vilela recebe três seminários para falar sobre a prevenção e combate ao câncer. Às 16h, o médico Vinicius de Lima Vasquez, diretor-executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, fará uma palestra com o tema “O impacto da pesquisa do câncer do Hospital de Amor no Sistema Único de Saúde”. Já às 16h40, os palestrantes Gerson Lucio Vieira e Rosa Aparecida Ferreira da Cunha falam sobre o tema “O potencial das escolas na promoção da Educação em Saúde e Câncer junto à Comunidade”. Por fim, o diretor de Ensino do instituto e pró-reitor da Pós-graduação da Fundação Pio XII, Ricardo dos Reis, fala sobre o câncer de colo uterino no Brasil e a importância do rastreamento e impacto da doença no país.
Missão Gênese Além da carreta de exames, a Alesp recebe a carreta da Missão Gênese, que tem por objetivo promover a educação em saúde e facilitar o entendimento sobre o câncer, desde os sintomas, passando pelo diagnóstico e tratamento. A experiência, baseada em jogos de videogame, dura cerca de 30 minutos e os participantes precisam descobrir o que acontece de errado no corpo humano. Todos podem visitar, de terça a quinta-feira, das 9h às 18h. A unidade também está no estacionamento da Casa. Algumas turmas escolares também farão a visitação.