Notícias

00000001679232641912083953974

24/04/2013

Deputado Carlão Pignatari pede ao Estado solução para a Santa Casa de Buritama

Carlão acompanhou prefeitos, vereadores e provedor da Santa Casa em audiência com o coordenador de regiões de saúde
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) acompanhou o provedor da Santa Casa de Buritama, André Luiz Lourenço Nevack; a gestora de Saúde, Nancy da Silva Cunha, e prefeitos da região para reinvidicar junto à Secretaria de Saúde do Estado, por intermédio do coordenador de Regiões de Saúde, Affonso Viviani Junior, solução imediata para a liberação de recursos para custeio da Santa Casa de Buritama. A audiência ocorreu nesta terça-feira (dia 16).
Participaram também da reunião os prefeitos André Luiz Severino da Silva, de Planalto; Arnaldo Aparecido Dionisio, de Zacarias; Odécio Rodrigues da Silva, de Lourdes; Adriano Marcelo Bonilha, de Brejo Alegre; e José Antônio da Cunha; os vereadores Marinaldo Elias de Castilho e Otaviano Valentim Maciel Filho, de Zacarias; Valdecir Antônio de Souza, de Turiuba; Marcos Pereira e Dircélia Aparacida Cruz, de Brejo Alegre e a primeira dama de Turiuba, Delca Batista Souza Cunha.
O provedor do hospital André Nevack explicou ao coordenador que “as Santas Casas e hospitais beneficentes de todo o país estão passando por uma séria crise financeira e em nossa Santa Casa a situação não é diferente. A cada R$ 100,00 gastos na assistência pública apenas R$ 65,00 são ressarcidos pelos governos federal, estadual e municipal”.
De acordo com os diretores, o hospital de Buritama recebe pacientes da micro-região – Brejo Alegre, Buritama, Lourdes, Turiúba e Zacarias – sendo que 94% são atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Entre consultas e internações atendemos mais de três mil pacientes por mês”, contabilizou a diretoria.
Para complicar a situação, a Santa Casa de Buritama ainda “atende uma população flutuante, não contabilizada nos dados oficiais do IBGE, de milhares de trabalhadores rurais dos canaviais (temos cinco usinas de açúcar e álcool no nosso entorno), em geral vindos das regiões Norte e Nordeste do país. Somam-se as estes outros tantos que são turistas, das dezenas de ranchos de lazer existentes em torno da Represa Nova Avanhandava, estas são características particulares existentes em poucos hospitais do Estado”, declarou o provedor.
Nancy disse ao Affonso Viviani Júnior que a diretoria elaborou um “Projeto de Recuperação Financeira da entidade em caráter emergencial, com cortes necessários nas áreas médicas; uma redução na folha geral de pagamento da entidade e ainda, firmando parceria das prefeituras, cedendo funcionários para substituirmos nossa mão de obra”.
O coordenador de Saúde disse que na semana que vem ele disponibilizará uma equipe técnica para os gestores da entidade fazer um levantamento financeiro para que assim o Estado possa analisar onde estão os problemas e quais os valores que necessitam ser ajustados e até mesmo cortados. “Precisamos ver onde está o problema, para que assim juntos possamos reajustar os gastos e poder levantar a Santa Casa de Buritama que é referência na região para mais de cinco municípios”, finalizou o coordenador da saúde.
O deputado Carlão Pignatari destacou que é muito importante que o Estado colabore no saneamento das contas da Santa Casa de Buritama, que atende uma grande região. “A saúde é primordial e dever do Estado suprir o atendimento e toda pessoa merece ser tratada com respeito e dignidade”, afirmou o deputado.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp