Notícias

00000002560369586986789595432

27/06/2013

Deputado Carlão Pignatari participa de simpósio para debater segurança cidadã

Evento teve como ponto central os crimes do poder, do cotidiano e experiências internacionais
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou, na manhã desta terça-feira (dia 25), na Assembleia Legislativa, da abertura do 1º Simpósio de Segurança Cidadã. O objetivo do evento foi discutir o tema “Por uma Sociedade Decente”, tendo como ponto central a segurança por diversos ângulos, como crimes do poder, crimes do cotidiano e experiências internacionais. 
O simpósio contou com a presença de deputados, do presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Moreira; da ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon; entre outras lideranças, como o superintendente de polícia do Condado de Lake (USA), Richard Rippy, e o comandante da SWAT (EUA), Shane Mc Sheehy.
A ministra Eliana Calmon disse que as propostas apresentadas na segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff para dar uma resposta às manifestações populares são “frágeis” e cobrou da presidência do Senado e da Câmara Federal um pronunciamento público sobre o assunto.
“Estou preocupada porque me parece que está se perdendo um pouco o controle e isso para o país e para as instituições é realmente preocupante. As medidas da presidente são até certo ponto frágeis porque ela não pode tomar sozinha. Nós precisávamos, neste momento, de uma palavra do presidente do Congresso Nacional e do presidente da Câmara. O movimento não é contra o Executivo. Estão contra os poderes da República”, afirmou Eliana Calmon. 
A ministra disse ser contra a convocação de uma Constituinte exclusiva para a realização de uma reforma política no país e vê na proposta de Dilma Rousseff “uma saída política apenas para reduzir o desgaste do governo diante dos protestos e não soluções concretas”.
De acordo com o deputado Carlão Pignatari, o simpósio teve como objetivo debater as formas de violência que atingem os trabalhadores brasileiros. A segurança pública é um tema que não pode ser tratado de forma simplista, envolve diversas áreas do conhecimento, como educação cidadania e ética. Para o deputado, o simpósio cumpre a missão da sociedade civil organizada de debater soluções para os problemas da população. 
O evento é organizado pelo Instituto Chamberlain/NAV – Núcleo de Articulação Voluntária e será recepcionado na Assembleia Legislativa pelo deputado Ramalho da Construção, que também é membro do núcleo.
“Precisamos estar atentos para oferecer instrumentos que possam atender aos anseios da população, que, cada vez mais, cobra seus direitos. A segurança é uma das mais importantes prerrogativas do povo e os agentes políticos devem apresentar as soluções”, finalizou o deputado Carlão Pignatari.
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp