Notícias

00000000381523548137743943821

16/04/2014

Deputado Carlão Pignatari parabeniza governador Alckmin pelo selo Hospital Amigo do Idoso

Iniciativa visa reconhecer serviços hospitalares que promovam atendimento a idosos com segurança, conforto e qualidade
O deputado estadual Carlão Pignatari parabenizou o governador Geraldo Alckmin pela iniciativa de lançar o selo de acreditação “Hospital Amigo do Idoso”. O objetivo, segundo o deputado, é oferecer mais qualidade e eficiência no atendimento dos idosos, priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários em hospitais públicos ou particulares.
O governador Alckmin destacou que são propostas e políticas publicas para atender bem o idoso e que o selo Hospital Amigo do Idoso será um grande avanço. 
O envelhecimento gradativo da população, provocou uma grande mudança no perfil dos pacientes que hoje precisam de internações hospitalares. As doenças infecciosas, principal causa das hospitalizações no passado, deram lugar às doenças crônicas. Isto faz com que o idoso seja, hoje, o principal candidato ao atendimento em unidade de emergência, à necessidade de internação ou de uma vaga em terapia intensiva.
O deputado Carlão Pignatari aplaudiu a iniciativa do governo paulista porque busca aprimorar a atenção geronto-geriátrica nos hospitais e, em breve, de outros serviços de saúde, para um modelo assistencial com foco no envelhecimento ativo em todo o Estado de São Paulo.
Poderão aderir ao selo hospitais ligados ao SUS (Sistema Único de Saúde) que se comprometam a executar as ações propostas para receber o Selo de Hospital Amigo do Idoso e assinem um termo de compromisso. Neste primeiro momento, as unidades recebem um selo de adesão.
Para receber os demais selos: Inicial, Intermediário e Pleno, devem ser cumpridas etapas obrigatórias e eletivas, em conformidade com uma “ficha de ações”.
Após a assinatura do Termo de Adesão, o hospital deverá implantar, no prazo de um ano, as sete ações consideradas obrigatórias para a obtenção do Selo Inicial. Entre elas, implantar Comitê Gestor local do Projeto, realizar diagnóstico com os idosos que frequentam o hospital e inserir as ações voltadas ao idoso no planejamento do hospital, entre outras.
“Devemos estar sempre prontos a atender os idosos e a sociedade deve ter em mente que jamais poderá cometer o desatino de desprezar a sabedoria dos mais velhos. A eles devemos dispensar todo carinho e atenção, principalmente no que diz respeito à saúde, pois a idade os torna frágeis”, comentou o deputado Carlão Pignatari.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp