O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, Valmir Dornelas, estiveram em audiência, na manhã desta quinta-feira (dia 29), na Secretaria estadual da Saúde, com o secretário em exercício José Manoel de Camargo Teixeira, para pleitear recursos financeiros para o hospital.
Carlão explicou ao secretário em exercício que a Santa Casa de Votuporanga tem aproximadamente 90% dos atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que precisa urgentemente de ajuda do Governo do Estado. De acordo com o deputado, os recursos do SUS representam apenas 65% do custo dos procedimentos, o que deixa as santas casas e hospitais filantrópicos em situação difícil.
O secretário em exercício, José Manoel, disse que em breve a situação será favorável para a Santa Casa, pois o governador Geraldo Alckmin está muito preocupado com o problema dos hospitais e por isso está readequando ações que favorecerão esses hospitais.
“Se o governo do Estado não ajudar, as santas casas vão ter um fim triste e fechar suas portas, porque o governo federal não dá nem sinais de que pretende aumentar o repasse de verbas para a saúde pública. E as santas casas têm feito um esforço muito grande para continuar atendendo a população pelo SUS. Esperamos que o governador Geraldo Alckmin se sensibilize e repasse recursos para esses hospitais”, disse o deputado Carlão.