Notícias

0000000036850136338138998094

12/03/2014

Deputado Carlão Pignatari e secretário Bruno Covas se reúnem com 62 prefeitos da AMA

Encontro aconteceu em Nhandeara nesta segunda-feira, com a presença de lideranças de toda a região
O deputado estadual Carlão Pignatari e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas, se reuniram com 62 prefeitos integrantes da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), nesta segunda-feira (dia 10/3), para debater a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos. A reunião aconteceu no Nhandeara Esporte Clube – NEC, em Nhandeara, com início às 10 horas.
Também participaram do encontro, dirigido pelo presidente da AMA, Jurandir Barbosa de Morais (Jura), presidente da AMA e prefeito de Nova Aliança, os deputados estaduais Orlando Bolçone, Itamar Borges e Sebastião Santos. Coube ao prefeito de Nhandeara, Ozínio Odilon da Silveira, a recepção aos convidados.
Para Jura, “a participação desse grande número de prefeitos demonstra a preocupação que todos os gestores municipais estão tendo com as questões ambientais. Meio ambiente deixou de ser o termo da moda para se transformar em prioridade de governo”. De acordo com Jura, a AMA pretende promover, mensalmente, encontros com secretários de Estado. A ideia é discutir os problemas que afetam os municípios. 
O secretário Bruno Covas e o coordenador do programa Município VerdeAzul, José Ricardo Franco Montoro, esclareceram aos prefeitos associados à AMA sobre qual a melhor forma de implantar a política municipal de resíduos sólidos. 
Sobre o Município VerdeAzul, Montoro destacou que se trata se um programa ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. Segundo o coordenador, o programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda Ambiental Estratégica.
Bruno Covas frisou, insistentemente, a necessidade de se levar a informação para as escolas. De acordo com ele, cinco mil escolas estaduais vão receber um kit de educação ambiental, formado por 24 livros, que orientam crianças e adolescentes de todas as idades a reciclar lixo, amenizar o aquecimento global, economizar água e luz entre outros tópicos de proteção dos recursos naturais do planeta. Também falou sobre a necessidade dos gestores municipais estarem atentos para a formulação de políticas públicas com relação ao meio ambiente.
O deputado Carlão Pignatari alertou aos prefeitos e lideranças que tomem bastante cuidado, pois, devido aos prazos estabelecidos por resoluções, sobre a questão dos resíduos sólidos, “têm muitos espertalhões querendo oferecer projetos prontos, que prometem resolver a questão. Entretanto, a situação requer um estudo aprofundado e os prefeitos devem buscar as informações corretas”.
Carlão ainda estimulou a formação de consórcios para a questão dos aterros sanitários. “Precisamos trabalhar para manter a união e desenvolver os projetos, obedecendo às leis”. Outro detalhe citado pelo deputado Carlão, é quanto ao licenciamento ambiental, “pois todos querem trabalhar na legalidade, mas é um processo demorado e por isso mesmo requer muito cuidado”.
Carlão classificou a reunião da AMA, em Nhandeara, como um encontro muito produtivo, “onde os prefeitos e técnicos de prefeituras puderam tirar muitas dúvidas. Parabéns ao secretário Bruno Covas e seus técnicos pela excelente explanação e ao Jura, presidente da AMA, pela oportunidade da reunião”, finalizou o deputado Carlão Pignatari.
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp