O deputado estadual Carlão Pignatari visitou, nesta sexta-feira (dia 16/05), o Posto Fiscal de Votuporanga e foi recepcionado pelo chefe da agência, Luiz Carlos Costa, e funcionários do local. O novo posto fica ao lado da Câmara Municipal, na esquina das ruas Paraíba e Colômbia.
O motivo da visita, segundo o deputado, é para iniciar os acertos para a inauguração do prédio, que poderá acontecer no dia 2 de junho, com a presença do governador Geraldo Alckmin, que tem visita pré-agendada à cidade para inaugurar o marco (obelisco) da duplicação da rodovia Euclides da Cunha. Alckmin quer que esse marco seja instalado no mesmo local em que foi lançada a obra, há três anos, próximo do posto da Polícia Rodoviária em Votuporanga.
As obras da nova sede do Posto Fiscal tiveram início em 24 de setembro de 2012. A área tem 540 metros quadrados de construção. O prédio tem dois pavimentos, sendo o debaixo para estacionamento e banheiros. Em cima, ficam as instalações administrativas, que contam com sete salas. A área foi doada pela Prefeitura à Secretaria Estadual da Fazenda.
O Posto Fiscal, além de ser um órgão arrecadador de impostos, também auxilia a comunidade solucionando dúvidas principalmente sobre tributos estaduais.
O local também receberá uma denominação, cujo projeto, de autoria do deputado Carlão, foi protocolado na Assembleia, para análise das comissões e dos deputados. A proposta de Carlão é para que o Posto Fiscal tenha o nome de “Antonio Alonso Fatini”.
“Queremos aproveitar se o governador Alckmin vier à região, no dia 2, para efetuar a inauguração oficial da nova sede do Posto Fiscal, um prédio moderno, bem localizado e com todo o aparato para bem atender a nossa população”, explicou o deputado Carlão Pignatari.
O homenageado
O senhor Antonio Alonso Fatini faleceu em 9 de agosto de 2012, aos 87 anos, deixando a esposa, senhora Nilce Alonso Fatini e quatro filhos, Marco Antonio Alonso Fatini, Rita de Cássia Alonso Fatini Vedramini, Julio Cesar Alonso Fatini e Mônica Alonso Fatini Pedroso.
Começou a trabalhar ainda adolescente, no início dos anos 40, como escriturário no Frigorífico Anglo-Barretos. Alguns anos depois, foi para a Comissão de Estradas e Rodagens, hoje Departamento de Estradas e Rodagens (DER), exercer a função de Auxiliar Técnico.
O emprego seguinte do senhor Antonio foi na The São Paulo Tranway, Light & Power Co. Ltda., mais conhecida como Light do Brasil.
Em 28 de dezembro de 1950 o senhor Antonio foi diplomado Guarda-Livros, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Nos dias de hoje, o ofício de Guarda-Livros é conhecido como Contador.
Dois anos depois, foi admitido na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, para exercer a função de Auxiliar Fiscal de Rendas na 8ª Inspetoria Fiscal da Capital.
Em 11 de agosto de 1958 foi transferido para o Posto de Fiscalização de Votuporanga, onde permaneceu até sua aposentadoria em julho de 1986.
Mesmo não tendo nascido em Votuporanga, tornou-se votuporanguense de coração.
Por estas razões, nada mais justo que render ao senhor Antonio Alonso Fatini essa singela homenagem, imortalizando seu nome no Posto Fiscal do município de Votuporanga.