O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, destacou o desempenho de Votuporanga no programa Município VerdeAzul. O Ranking Ambiental 2015 foi anunciado nesta quarta-feira (17), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
A cerimônia foi coordenada pela secretária Patrícia Iglecias e contou com a presença de prefeitos e gestores ambientais, entre os quais representantes de Votuporanga. O programa VerdeAzul tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
O programa é composto por 410 municípios, entretanto apenas 111 obtiveram nota classificatória para a premiação. Desses, aproximadamente 20 são da região Noroeste Paulista, como Santa Fé do Sul, Votuporanga, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Novo Horizonte, entre tantos outros. Votuporanga obteve a nota 89,28 e ficou na 26ª colocação, “um ótimo lugar entre os melhores”, destacou Carlão.
O PMVA propõe ações que compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
De acordo com o deputado Carlão, Votuporanga, por intermédio da administração do prefeito Junior Marão e da Saev ambiental, tem executado programas de suma importância na recuperação da córrego Marinheirinho, inclusive recuperando e preservando nascentes, além de auxiliar proprietários rurais a efetuarem suas ações dentro de uma sistemática de desenvolvimento sustentável.
O deputado Carlão Pignatari, que é o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável, destacou a importância dos municípios participarem do programa e atenderem às exigências e diretivas, uma vez que, assim, “estarão contribuindo para melhorar as condições do meio ambiente para as futuras gerações, com a recuperação de nascentes, utilização de energias renováveis, entre outras ações. O importante é que cada um faça sua parte”, finalizou o deputado Carlão Pignatari.