Notícias

00000001291806101384519918434

18/07/2013

Deputado Carlão Pignatari defende a valorização cultural do Interior durante Conferência em Poloni

Evento reuniu representantes de 50 cidades da região Noroeste Paulista
 
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou, na sexta-feira (dia 12/07), da 3ª Conferência Intermunicipal de Cultura na cidade de Poloni. O evento, promovido pela AGCIP (Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista), reuniu representantes de 50 cidades da região Noroeste Paulista e teve como anfitrião o prefeito de Poloni, Rinaldo Escanferla (Curimba) e o presidente da Conferência, Edemilson do Valle (Sete).
Participaram ainda o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula; o presidente do Consórcio Culturando, Sérgio Melo (prefeito de Guaíra); o presidente da AGCIP, Samir Karnib; o deputado federal José Mentor, e os deputados estaduais Sebastião Santos, Orlando Bolçoni e João Paulo Rillo. Também estiveram presentes os vereadores de Poloni: Hemerson Marinoto, Jesus Ferreira de Freitas, Juraci Romildo Tonetti, Domingos Vitor Tostes Filho, Odair Rabelo e Valentim de Paula Ribeiro.
De acordo com o deputado Carlão Pignatari, a Conferência teve como foco os debates sobre a importância da cultura nas políticas públicas locais. Para Carlão, “o governo deveria investir mais no setor, pois, assim os municípios darão a valorização devida para o surgimento de uma política cultural perene”.
O deputado tucano disse ainda que “é preciso que as mudanças, exigidas pelos recentes manifestos de rua, têm que começar a acontecer em todos os âmbitos, para o País avançar”. 
Carlão cobrou uma melhor atuação dos conselhos municipais de cultura, para que os consórcios funcionem efetivamente em defesa das causas e das tradições culturais, “para que não deixem nossa história desaparecer”. Lembrou como exemplo a Estrada Boiadeira, que deve ser preservada, pois tem sua história atrelada à história de muitas cidades da região. “Votuporanga é uma das cidades que nasceram do movimento da Boaideira. Vamos trabalhar para fortalecer a cultura interiorana”, destacou. Carlão se prontificou a ajudar o Consórcio Culturando a buscar recursos do governo do Estado para cultura.
 
 
 
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp