Notícias

00000000149910327907150337716

20/01/2014

Deputado Carlão Pignatari congratula-se com D. Orani pela nomeação a cardeal

Dom Orani João Tempesta foi bispo da Diocese de Rio Preto por sete anos
O deputado estadual Carlão Pignatari manifestou seu contentamento e congratulou-se com o arcebispo dom Orani João Tempesta pela sua nomeação, neste domingo (dia 11/01), como novo cardeal brasileiro. A promoção foi anunciada pelo papa Francisco para uma multidão na Praça de São Pedro.
O novo cardeal nasceu na cidade paulista de São José do Rio Pardo, em 23 de junho de 1950, e aos 17 anos ingressou na Ordem Cisterciense, na Abadia de Nossa Senhora de São Bernardo. Cursou Filosofia no Mosteiro de São Bento e Teologia no Instituto de Teologia Pio XI, ambos em São Paulo. Foi ordenado presbítero na cidade natal, em 7 de dezembro de 1974, na Paróquia São Roque, onde foi vigário e pároco.
Em São João da Boa Vista, foi coordenador de Pastoral, da Comunicação e das CEBs, professor do Seminário e integrante do Conselho de Presbíteros e do Colégio dos Consultores. Em 26 de fevereiro de 1997 foi escolhido bispo da Diocese de São José do Rio Preto, governando-a por mais de sete anos.
Em 13 de outubro de 2004 foi eleito arcebispo metropolitano de Belém (PA), onde permaneceu até fevereiro de 2009. Em 27 de fevereiro de 2009 foi eleito pelo papa Bento XVI arcebispo metropolitano da Arquidiocese do Rio.
Dom Orani foi o coordenador da Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho do ano passado, no Rio, quando o recém-empossado papa fez sua primeira viagem internacional.
Para o deputado Carlão Pignatari, “é uma grande alegria receber uma notícia tão boa como esta, pois dom Orani tem uma grande afinidade com nossa região e fez sua despedida da Diocese de Rio Preto com uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Votuporanga. Desejo que ele continue sendo essa pessoa maravilhosa, espalhando alegria e esperança aos muitos corações que necessitam de suas orações e conforto. Parabéns ao dom Orani”, conclui Carlão.
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp