Notícias

00000001958853560738253126695

21/12/2012

Deputado Carlão Pignatari comemora lançamento de Guia de Trânsito Animal Eletrônica

Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento lançou novo documento nesta semana

 

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) comemorou o lançamento da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA), ocorrido na última terça-feira, durante o II Encontro Estadual de Defesa Agropecuária, em Campinas. O documento, obrigatório para o trânsito de animais, agora poderá ser obtido pela internet. 
A nova guia vai beneficiar milhares de criadores paulistas, que poderão solicitar e imprimir a guia pela internet, sem ter de comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária toda vez que realizar o transporte de animais. 
Esta nova ferramenta eletrônica havia sido reivindicada pelo deputado Carlão Pignatari ainda em 2011, por solicitação de vários municípios da região Noroeste Paulista. “Toda vez que se tinha que transportar um animal era preciso ir até uma unidade da Defesa Agropecuária, o que atrasava e muitas vezes até impedia a transação. O Governo do Estado entendeu nosso apelo e lançou a Guia Eletrônica, facilitando, em muito, a vida de milhares de pecuaristas”, comemora o deputado Carlão.
Este novo instrumento faz parte do sistema informatizado Gedave – Gestão de Defesa Animal e Vegetal – desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Prodesp. Para utilizá-lo, o produtor deve comparecer a uma unidade da Defesa Agropecuária para fazer o cadastro como usuário e receber uma senha, com a qual poderá acessar as informações, fazer o cadastro da GTA que será emitida e informar a movimentação dos animais. 
A implantação da e-GTA trará uma série de benefícios, como um maior controle de pragas e doenças pelo serviço oficial de defesa, mais eficiência na gestão da rastreabilidade do trânsito de bovídeos e melhor controle sanitário do rebanho paulista. Para ter acesso ao novo sistema, o criador precisa estar com a vacinação do rebanho e as obrigações sanitárias em dia. 
Por enquanto a GTA eletrônica não estará disponível para movimentação de bovídeos para reprodução, leilões que não sejam de rebanho geral e para fora do Estado. O motivo é que, para esses casos, há necessidade de validação pelo órgão oficial dos exames de brucelose e tuberculose, que inicialmente não estarão disponíveis no sistema Gedave. 
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp