Notícias

00000000701300662020722450242

12/05/2014

Deputado Carlão Pignatari cobra ação para melhorar preço da borracha aos produtores

Alerta foi feito durante a inauguração do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais na APTA de Votuporanga
O deputado estadual Carlão Pignatari cobrou mais ação dos governantes para melhorar o valor pago pela borracha produzida pelos heveicultores brasileiros. O alerta do deputado foi feito durante a inauguração do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais de Votuporanga, na última sexta-feira (dia 09/05), pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O centro está instalado na APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), como um polo de desenvolvimento da seringueira.
A cerimônia contou com a presença da secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, do prefeito de Votuporanga, Júnior Marão, além de diversas autoridades e produtores rurais.
Carlão destacou que Votuporanga, com este Centro, passa a ser referência nacional em pesquisas de seringueira, “hoje uma grande fonte de renda para a região Noroeste Paulista”. Carlão comentou que a Malásia teve uma superprodução, o que fez com que aquele país comercializasse o produto a preço reduzido, prejudicando os produtores brasileiros. 
E o deputado conclamou: “É importante fazermos um movimento junto ao Ministério da Agricultura para incentivar e valorizar o nosso produtor”. Para Carlão, é necessário que o governo federal faça alguma coisa que possa beneficiar os heveicultores, que estão perdendo muito devido aos baixos preços da borracha da Malásia.
Na cerimônia havia alguns representantes de fabricantes de pneus, que foram conclamados pela secretária Mônica Bergamaschi, para que levassem o assunto a seus superiores. 
O projeto que transforma a Apta de Votuporanga em centro avançado da seringueira é do deputado Carlão Pignatari e tem como objetivo ampliar o leque de desenvolvimento de novas tecnologias e os Sistemas Agroflorestais permitem que os produtores cultivem lavoura, pecuária e floresta numa mesma área, com sustentabilidade. “Será um grande avanço para os produtores de seringueira”, destacou o deputado Carlão Pignatari.
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp