Notícias

00000001590237595268901028662

23/09/2015

Deputado Carlão Pignatari apoia projeto ambientalista voluntário de Floreal

Lavrador dedica parte de se tempo à produção de mudas exóticas e medicinais e recupera nascente de córrego
O deputado estadual Carlão Pignatari manifestou total apoio ao trabalho de senhor ambientalista voluntário do município de Floreal. Trata-se de José dos Santos Moraes, de 68 anos, que desde os seus 14 anos de idade dedica total atenção ao meio ambiente, produzindo mudas de plantas exóticas e medicinais.
Na manhã desta segunda-feira (dia 14/09), abrindo as comemorações do Dia da Árvore (dia 21/09) e antecipando a chegada da Primavera (dia 22), Moraes ministrou uma aula prática a alunos do 8º ano da Escola Estadual “Décio Prata”. Os estudantes estavam acompanhados do professor Marino Junior, da disciplina de Geografia.
A exposição foi feita em uma das nascentes do Córrego Matogrossinho, em uma propriedade rural próxima de Floreal. No local, Moraes cultiva uma horta com verduras e legumes variados, cuja produção é destinada, gratuitamente, para a escola, asilo e creche. Ele também está recuperando a mata ciliar de ambos os lados do córrego, para evitar erosão e assoreamento.
Para despertar nos alunos o gosto e o prazer de mexer com a natureza, Moraes proporcionou a oportunidade de alguns plantarem mudas de árvores no local. Paralelamente, fez diversas explicações sobre plantas e o motivo de se envolver com o meio ambiente.
Moraes diz que foi lavrador durante toda a vida, por isso tem uma grande facilidade de mexer com a terra e plantas, apesar de ter estudado até o segundo ano de engenharia ambiental. Disse aos alunos e aos assessores do deputado Carlão Pignatari, que acompanharam a visita ao local, que já produziu mais de 12 mil mudas de árvores, sendo que a maioria é de espécies ameaçadas de extinção.
A experiência de Moraes com as plantas, entretanto, não vem apenas da curiosidade. Constantemente, ele participa de eventos importantes sobre o assunto. Já participou de congressos nacionais e internacionais; teve seu projeto aprovado por cientistas de 42 países. No último dia 30 de agosto, por exemplo, participou de um seminário em Ilha Solteira, promovido pela Sociedade Brasileira de Áreas Degradadas, com a presença de renomados cientistas e ambientalistas.
Moraes desenvolve trabalhos e projetos ambientais com recursos próprios, utilizando parte da área de sua residência, localizada em frente à Câmara Municipal e Prefeitura de Floreal. “Não tenho apoio financeiro de ninguém, nem do poder público. Faço tudo sozinho, com recursos próprios; só peço a Deus que retribua o meu trabalho com muita saúde para mim”, finalizou.
“São exemplos como este que temos de apoiar, pois o meio ambiente depende muito do trabalho de pessoas abnegadas e que desejam construir um mundo cada vez melhor para nós e para as futuras gerações”, destacou o deputado Carlão Pignatari, que é líder da Bancada do PSDB e coordenador da Frente Ambientalista e pelo Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp