Notícias

00000003537729192456223501538

18/11/2014

Deputado Carlão Pignatari acompanha assinatura do Primeiríssima Infância em São Paulo

Programa visa estimular políticas públicas integradas, que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil
Acompanhado de diversos prefeitos da região Noroeste Paulista, o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) participou do ato de assinatura do Termo de Compromisso do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, realizado na manhã desta quinta-feira, no Teatro da Faculdade de Medicina – USP. O programa é uma parceria dos municípios com a Secretaria da Saúde e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV).
A fase inicial de implementação do Primeiríssima Infância se deu em parceria com cidades do Estado de São Paulo: Botucatu, Itupeva, Penápolis, São Carlos, São José do Rio Pardo e Votuporanga. Em Votuporanga, de acordo com o deputado Carlão, o programa foi iniciado quando ele ainda era o prefeito da cidade.
O deputado acompanhou os prefeitos de Votuporanga, Junior Marão; além de vários outros na assinatura do programa, juntamente com os secretários estaduais da Saúde, David Everson Uip, e de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam.
Também participaram do evento, Elaine Baldin e Rossana Santos, articuladoras da atenção básica da Secretaria Estadual; Vera Dorigão, coordenadora da atenção básica de Votuporanga; Luzia Zirundi, articuladora do programa Primeiríssima Infância de Votuporanga; Nelson Yatsuba, coordenador do Primeiríssima Infância e Eduardo de Campos Queiroz, diretor presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
De acordo com o deputado Carlão Pignatari, as intervenções pensadas pelo Programa viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
Carlão explicou que o programa tem como objetivos estimular a construção de políticas públicas integradas, que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil garantindo a institucionalização de uma prática sustentável e de qualidade; qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social; mobilizar e sensibilizar as comunidades para a importância da atenção à Primeira Infância; e avaliar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para a aplicação, em escala, por outros municípios.
O secretário David Uip, em seu discurso, disse que Votuporanga foi pioneira do programa em 2007, na gestão de Carlão Pignatari, como prefeito da cidade e que isso só é possível quando se tem uma sequência de prefeitos competentes.
O prefeito Junior Marão destacou que deu continuidade ao programa e que é de extrema importância, pois Votuporanga tem as menores taxas de mortalidade infantil.
“Precisamos dispensar toda atenção para as nossas crianças, para que elas cresçam saudáveis e perfeitas e tenham uma vida digna”, recomenda o deputado Carlão Pignatari.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp