Notícias

00000000245127601340668306711

13/04/2012

Deputado Carlão parabeniza Votuporanga pela premiação do Selo Verde Azul

Programa Município Verde Azul, que descentraliza questões do meio ambiente, certificou 158 municípios do Estado

 

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) manifestou seu contentamento por Votuporanga ter recebido o Selo Verde Azul, nesta segunda-feira (dia 2), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, e de diversas outras autoridades e representantes dos municípios, somando mais de 1300 pessoas no Auditório Ulisses Guimarães. 
 
O programa teve a participação de 485 prefeituras e cerca de 150 municípios receberam certificados. Isso significa que mais de 20% das cidades paulistas alcançaram médias acima de 80 – em avaliação que varia de zero a 100 – e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.
 
Conferido às prefeituras que priorizam ações ambientais, o certificado de ‘Município Verde Azul’ resulta na destinação de recursos para investimento em projetos ambientais estratégicos. Os municípios recebem notas de zero a 100, e para obter o certificado devem ter média acima de 80.
 
O deputado Carlão Pignatari tem incentivado os prefeitos e gestores ambientais da região Noroeste Paulista a aderir ao programa, observando as diretrizes de preservação do meio ambiente. “Se todos fizerem um pouco será o suficiente para mantermos o planeta mais limpo de poluição, deixando-o mais saudável para as gerações futuras”, recomenda o deputado.
 
Votuporanga, lembra o deputado, vem dando sua contribuição com ações importantes, como a instalação de duas unidades do Ecotudo, um espaço exclusivo para coleta de todo tipo de material inservível, reciclável ou não. Além disso, acaba de colocar em operação a Estação de Tratamento de Esgoto, evitando que os rios e mananciais da região sejam poluídos. “Estão de parabéns o prefeito Júnior Marão e toda a equipe da Saev Ambiental por tudo o que têm feito para melhorar as condições do meio ambiente”, elogiou o deputado.
 
O desempenho é avaliado em dez diretivas – esgoto tratado, lixo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
O certificado “Município Verde Azul” garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). 
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp