Notícias

00000000368139405678567458812

13/03/2014

Deputado Carlão e secretário Bruno Covas fazem esclarecimentos a prefeitos em Pereira Barreto

Encontro promovido pela Amensp debateu desenvolvimento regional, resíduos sólidos e programa VerdeAzul
 
Dez prefeitos que integram a Amensp (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo) participaram de reunião com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas, e o deputado estadual Carlão Pignatari, na tarde de segunda-feira (dia 10/03), no auditório da Casa da Cultura, em Pereira Barreto. O encontro foi organizado pelo presidente da Amensp, Arnaldo Enomoto, prefeito de Pereira Barreto.
Na oportunidade, o secretário Bruno Covas discorreu sobre as atividades de sua Pasta, principalmente com relação à formulação de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente. Covas falou sobre o plano de resíduos sólidos que deve ser colocado em prática já a partir de 2015 e também sobre o Programa Município VerdeAzul.
De acordo com Covas, no site da Secretaria os gestores podem encontrar uma versão preliminar do “Panorama dos Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo”, como primeira etapa da construção do Plano Estadual, que permitirá ao Estado planejar e executar atividades capazes de transformar a situação atual da gestão de resíduos em uma condição desejada, mais efetiva e eficaz.
De acordo com o secretário, o Panorama apresenta o diagnóstico de resíduos sólidos gerados nas residências e estabelecimentos comerciais, na limpeza urbana, na construção civil, nos serviços públicos de saneamento, nos serviços de saúde e transporte, nas atividades industriais e de mineração, além de informações sobre responsabilidade pós-consumo, áreas contaminadas e educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos.
Destacou ainda que as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente do Estado celebraram uma parceria para distribuir um kit de educação ambiental, formado por 24 livros, que orientam crianças e adolescentes de todas as idades a reciclar lixo, amenizar o aquecimento global, economizar água e luz entre outros tópicos de proteção dos recursos naturais do planeta.
O deputado Carlão Pignatari destacou que o meio ambiente tem leis para serem cumpridas e que “os prefeitos devem ficar atentos, pois tem muita gente prometendo vender o céu, com projetos e planos prontos, que muitas vezes não se encaixam para todas as situações”. Carlão recomendou que os gestores busquem informações corretas na Secretaria de Meio Ambiente. Estimulou também a formação de consórcios para a destinação correta dos resíduos sólidos e a utilização de aterros sanitários.
Para Carlão, a reunião da Amensp foi muito proveitosa, pois “foi possível, com a explanação feita pelo secretário Bruno Covas, esclarecer muitos pontos dúbios dos prefeitos, que agora sabem onde buscar as informações necessárias para a formulação de seus planos”, concluiu o deputado Carlão Pignatari.
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp