Notícias

00000000487277066111678033762

18/06/2013

Deputado Carlão aplaude iniciativa do governo de investir R$ 60 milhões na área ambiental

Repasse será feito por meio do Crédito Ambiental Paulista; Cadastro Ambiental Rural é um do destaques
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) aplaudiu a iniciativa do Governo do Estado de investir R$ 60 milhões área ambiental. O pacote foi lançado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira (dia 5), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os recursos serão do programa Crédito Ambiental Paulista. Também foram anunciadas diversas ações e iniciativas em prol da conservação, preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Um dos destaques é a facilidade para a recuperação das matas ciliares. “O Estado vai liberar recursos a fundo perdido para que o propriaetário rural possa fazer o cercamento da área”, afirmou o deputado. Trata-se do Cadastro Ambiental Rural (CAR), pelo qual o Estado de São Paulo abre o sistema para cadastramento, criado pelo novo Código Florestal para auxiliar o proprietário rural nas questões ligadas ao meio ambiente. Seu objetivo é apoiar os proprietários a conciliar atividades agrícolas com a conservação da natureza. Para fazer o CAR basta acessar o site www.ambiente.sp.gov.br/car, preencher o formulário e desenhar a propriedade sobre a imagem.
De acordo com o governo, a concessão de incentivos financeiros, aliada ao apoio técnico, potencializa as ações de cunho ambiental, ampliando o seu alcance e seus benefícios em cinco ações, restauração e proteção de nascentes; recuperação de matas ciliares em pequenas propriedades rurais; incentivo e atendimento a florestas privadas; resíduos sólidos e educação ambiental.
Na área de resíduos sólidos, por exemplo, a Secretaria do Meio Ambiente investirá no incentivo à reciclagem, coleta e tratamento adequado de resíduos sólidos, destinando recursos às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Serão beneficiados 1.000 catadores, sendo 500 em 2013 e 500 em 2014. Serão adquiridos 181 caminhões compactadores de lixo e 15 caminhões de coleta seletiva de lixo, que serão destinados às Prefeituras. O governo vai adquirir, ainda, 21 caminhões pipas, para auxiliar os municípios no combate a incêndios.
“É muito importante que o Governo do Estado possibilite o acesso, principalmente dos proprietários rurais, a recursos a fundo perdido para a recuperação e proteção do solo e de mananciais. Todos nós temos responsabilidade de proteger o meio ambiente e garantir a qualidade de vida dos cidadãos do futuro. Quero manifestar meu contentamento e aplaudir mais esta iniciativa do Governo do Estado”, finaliza o deputado Carlão Pignatari.
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp