Notícias

00000003584906971485913649711

05/11/2012

Deputado Carlã apóia Santa Casa de Votuporanga no mutirão nacional de cirurgias eletivas

Serão realizadas cirurgias de catarata, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, urologia e outros

 

A Santa Casa de Votuporanga vai participar do mutirão nacional de cirurgias eletivas e conta com total apoio do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB). Trata-se de um conjunto de ações para expansão da realização de cirurgias de catarata no país. A estratégia faz parte da Política Nacional de acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, lançada pelo governo federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde liberou R$ 124 milhões para o Estado de São Paulo. Desde o lançamento do programa, o deputado Carlão Pignatari vinha lutando para que o Estado fosse contemplado com recursos para essas cirurgias.
De acordo com as informações recebidas pelo deputado Carlão da diretoria da Santa Casa, os procedimentos cirúrgicos foram alocados em três componentes: I – para os procedimentos de cirurgia de catarata; II – para os procedimentos de especialidades e de caráter prioritário, como os da otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, urologia e outros; III – para cirurgias de média complexidade compreendidas como relevantes para a ampliação do acesso e de acordo com as necessidades de cada região, que poderão ser selecionadas de uma relação de 695 procedimentos previstos.
Na Santa Casa de Votuporanga, o projeto de cirurgias eletivas começou neste mês de outubro e tem prazo final até julho de 2013.
“Um dos objetivos é zerar a fila de cirurgia de catarata e promover melhor qualidade de vida para essas pessoas. É preciso proporcionar que as pessoas voltem a ler e escrever e se inserir no mercado de trabalho”, destaca o deputado Carlão Pignatari.
Os pacientes que são atendidos pelo SUS são submetidos a triagem, avaliação de exames e em seguida ao procedimento cirúrgico. Se houver algum problema durante ou o pós-cirúrgico, o paciente será encaminhado a um serviço de referência do estado.
 
 
 
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp