Notícias

00000000072765346773893009404

14/03/2011

Carlão Pignatari intermedia instalação da primeira Usina Fotovoltaica no Estado

Carlão agendou reunião com Secretário de Energia do Estado, José Aníbal; Prefeito Junior Marão e Secretário de Gestão Pública Julio Semeghini também participarão

Um grupo de investidores espanhóis está de olho em Votuporanga para instalação da primeira Usina Fotovoltaica (energia solar) no Estado de São Paulo. O deputado estadual Carlão Pignatari, quem está intermediando as primeiras conversas com o novo Governo do Estado de São Paulo, agendou para esta quinta-feira (27/01) uma audiência com o secretário de Energia do Estado, o deputado federal José Aníbal.  Também participarão da reunião, o Secretário de Gestão Pública do Estado, o deputado federal Julio Semeghini e o prefeito de Votuporanga Junior Marão.

Os espanhóis estiveram em Votuporanga no início do ano passado acompanhados de empresários chineses que entrariam com parte dos investimentos. O prefeito Junior Marão e o Secretário Gestão Pública do Estado, na época deputado federal Julio Semeghini estão, desde então, acompanhando o andamento das negociações.

Para que acerte a implantação da Usina Fotovoltaica é necessário que os Governos, Federal e Estadual, façam investimentos no setor. Já foram realizadas reuniões no Ministério de Minas e Energia. Na audiência com o Secretário de Energia do Estado também serão apresentadas as mesmas questões, dentre elas dar garantia a rentabilidade do projeto.

O investimento será de R$ 250 milhões de capital estrangeiro, na Usina de energia fotovoltaica de 33 megawalts, por meio de fundo de investimentos especializados. A intenção do grupo é implantar a usina e uma fábrica  para a produção da tecnologia. “É uma fonte renovável, alternativa as fontes tradicionais de energia que, além de não prejudicar a natureza, traria investimento para todo o Estado. A Espanha é a segunda maior produtora de energia fotovoltaica no mundo”, acrescenta Carlão.

Energia Solar 

A energia solar é uma das opções na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).  A transformação da luz solar em energia elétrica ocorre por meio de células fotovoltaicas, que em contato com a luz utiliza-se de mecanismo capazes de gerar energia.

Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp