O município de Sud Mennucci realizou, no último dia 13, na Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para debater o assunto. Estiverem presentes o Prefeito de Sud Mennucci, Júlio Cesar Gomes; Elson Gomes, coordenador do departamento de turismo de Itapura; Luis Cláudio, representante do evento Tucuna Free, além de vereadores, pescadores profissionais e esportivos
Elson Gomes e Luis Claudio, defenderam o texto do projeto de lei, dizendo que a regulamentação é fundamental para a sobrevivência do Tucunaré nos rios.
Se aprovado, o PL 614/2018 vai colocar regras na pesca do Tucunaré no Estado de São Paulo. “Queremos preservar a espécie, regulamentar a pesca esportiva da espécie como fomento do turismo e para garantir a subsistência dos pescadores ribeirinhos”, explica Carlão.
O objetivo principal é preservar as espécies Cichla piquiti, o Tucunaré Azul, e Cichla kelberi, o Tucunaré Amarelo, e promover o repovoamento destes peixes nos rios e represas do Estado.
A medida foi pensada para estimular o turismo e a economia nos municípios e, especialmente, compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com proteção ambiental e equilíbrio ecológico. Reconhece-se o Tucunaré, integrante da fauna silvestre local, como um dos animais símbolo da pesca esportiva nacional e mundial além de patrimônio natural.