Um grupo de investidores espanhóis está de olho em Votuporanga para instalação da primeira Usina Fotovoltaica (energia solar) no Estado de São Paulo. O deputado estadual Carlão Pignatari, quem está intermediando as primeiras conversas com o novo Governo do Estado de São Paulo, agendou para esta quinta-feira (27/01) uma audiência com o secretário de Energia do Estado, o deputado federal José Aníbal. Também participarão da reunião, o Secretário de Gestão Pública do Estado, o deputado federal Julio Semeghini e o prefeito de Votuporanga Junior Marão.
Os espanhóis estiveram em Votuporanga no início do ano passado acompanhados de empresários chineses que entrariam com parte dos investimentos. O prefeito Junior Marão e o Secretário Gestão Pública do Estado, na época deputado federal Julio Semeghini estão, desde então, acompanhando o andamento das negociações.
Para que acerte a implantação da Usina Fotovoltaica é necessário que os Governos, Federal e Estadual, façam investimentos no setor. Já foram realizadas reuniões no Ministério de Minas e Energia. Na audiência com o Secretário de Energia do Estado também serão apresentadas as mesmas questões, dentre elas dar garantia a rentabilidade do projeto.
O investimento será de R$ 250 milhões de capital estrangeiro, na Usina de energia fotovoltaica de 33 megawalts, por meio de fundo de investimentos especializados. A intenção do grupo é implantar a usina e uma fábrica para a produção da tecnologia. “É uma fonte renovável, alternativa as fontes tradicionais de energia que, além de não prejudicar a natureza, traria investimento para todo o Estado. A Espanha é a segunda maior produtora de energia fotovoltaica no mundo”, acrescenta Carlão.
Energia Solar
A energia solar é uma das opções na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). A transformação da luz solar em energia elétrica ocorre por meio de células fotovoltaicas, que em contato com a luz utiliza-se de mecanismo capazes de gerar energia.
Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação.