Carlão destaca a importância do Hospital São Leopoldo Mandic e do CEREN em Araras e atua para viabilizar apoio do Governo de SP às entidades que são referência regional em saúde e reabilitação

Na última sexta-feira, 16 de maio, o deputado Carlão Pignatari esteve na cidade de Araras, onde visitou a unidade do Hospital São Leopoldo Mandic, acompanhado do deputado federal Luiz Carlos Motta. A comitiva foi recebida pelo diretor da unidade, César Pinheiro, que apresentou as principais demandas da instituição — entre elas, o enquadramento do hospital na Tabela SUS Paulista, essencial para o custeio de serviços de saúde prestados à população regional.
Carlão assumiu a iniciativa de agendar nos próximos dias uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, para tratar especificamente do pleito. “Coloco meu mandato à disposição para buscar soluções no Governo do Estado que contribuam com a sustentabilidade e ampliação dos atendimentos do Hospital São Leopoldo Mandic, especialmente o enquadramento na Tabela SUS Paulista, que é urgente para a manutenção dos serviços de excelência que aqui são prestados”, afirmou o parlamentar.
A instituição, filantrópica e referência na região em atendimentos de baixa, média e alta complexidade, realiza atualmente mais de 4 mil procedimentos por mês. Com 70 leitos em funcionamento, o hospital já se prepara para alcançar a marca de 300. Uma nova ala de UTI de última geração está em construção, o que dobrará a atual capacidade de leitos intensivos. Além disso, o hospital é também um centro de formação médica, com mais de 100 estudantes de medicina em internato por ano, em diversas áreas clínicas.
Em processo de transição para hospital geral, o São Leopoldo Mandic mantém sua reconhecida expertise em psiquiatria, incorporando novos serviços como Internação em Clínica Médica, Ambulatório de Especialidades e Cirurgias.
Após a visita ao hospital, os deputados Carlão Pignatari e Motta conheceram o CEREN – Centro de Estimulação e Reabilitação Neurológica, também mantido pela Associação São Leopoldo Mandic. O espaço oferece terapias especializadas a crianças, jovens e adultos com patologias neurológicas e deficiências físicas ou cognitivas, com programas voltados desde o nascimento até a vida adulta.
Os projetos “GEP – Grupo de Estimulação Precoce”, “Projeto Kids”, “Projeto Crescer” e a área de “Tecnologia Assistida” proporcionam uma abordagem multidisciplinar envolvendo fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia e nutrição. A estrutura contempla ainda atividades educacionais especiais e oficinas de emprego e renda para pessoas com deficiência e seus familiares. A Equoterapia, utilizando o cavalo como ferramenta terapêutica, é outro destaque entre as abordagens integradas do centro.
O deputado Carlão se emocionou com a visita e fez questão de destacar o diferencial da instituição. “Fiquei profundamente tocado com a dedicação e o carinho dos profissionais do CEREN. O trabalho aqui realizado é transformador, com atendimento verdadeiramente humanizado, que devolve dignidade e esperança a muitas famílias”, disse.
Ao final das visitas, Carlão reafirmou seu engajamento com as duas entidades. “Tanto o Hospital São Leopoldo Mandic quanto o CEREN cumprem um papel essencial para a saúde pública da região. São instituições modelo, que precisam do apoio do poder público para continuarem avançando. Me coloco à disposição para ser um interlocutor ativo junto ao Governo do Estado em defesa dessas causas”, concluiu Carlão.




