O deputado estadual Carlão Pignatari acompanhou, nesta terça-feira (10/12), a divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2013, feita pelo secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas e o governador Geraldo Alckmin. Sessenta e sete municípios atingiram nota superior a 80 e receberam o selo Município VerdeAzul. Os melhores colocados em suas respectivas UGRHIs (Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos) também foram homenageados, recebendo o Prêmio Franco Montoro.
Da região, o município melhor classificado é Votuporanga, que obteve a nota 90 e ficou em 9º lugar. Além de Votuporanga, outros 15 municípios da região foram contemplados: Dirce Reis, nota 89, 16º lugar; Tanabi, 88 – 17º; São Francisco, 86 – 26º; Mira Estrela, 86 – 27º; Valentim Gentil, 86 – 28º; Pereira Barreto, 85 – 34º; Cosmorama, 84,8 – 35º; Santa Fé do Sul, 83 – 44º; Magda, 83 – 50º; Fernandópolis, 82 – 51º; Populina, 82 – 54º; General Salgado, 82 – 55º; Santa Clara d’Oeste, 81 – 60º; Dolcinópolis, 80 – 64º e Floreal, 80 – 66º.
De acordo com o secretário e o governador, os municípios paulistas desenvolveram atividades e projetos importantes na área ambiental. Todas as ações realizadas em 2013 foram avaliadas pela equipe do Programa Município VerdeAzul e reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo.
Os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município VerdeAzul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
O Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nos municípios. O objetivo do Programa é descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
O certificado de Município VerdeAzul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
“O governo proporciona esse incentivo para que os municípios cuidem do meio ambiente, desenvolvendo ações preservacionistas, melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, os municípios melhores classificados recebem máquinas e equipamentos do governo do Estado, o que é muito importante para a administração pública”, destaca o deputado Carlão Pignatari.