O deputado estadual Carlão Pignatari, membro da Comissão de Transportes e Comunicações, pediu a convocação do diretor presidente da América Latina Logística (ALL), Alexandre de Jesus Santoro, e do diretor de gente e relações institucionais da ALL, Pedro Roberto Oliveira de Almeida, para prestarem esclarecimentos sobre o descarrilamento de vagões ocorrido no último dia 24 de novembro, em São José do Rio Preto.
Nove vagões que transportavam milho descarrilaram e atingiram casas que margeiam a estrada de ferro, derrubando quatro delas, deixando oito pessoas mortas. De acordo com informações da Polícia Civil, morreram uma gestante, uma criança e seis adultos e muitas pessoas ficaram feridas.
Este trágico acidente nos trilhos da Malha Paulista da ALL, em São José do Rio Preto, é um dos mais graves da companhia no país desde seu início de operações, em 1997. A ALL contabiliza um extenso histórico de acidentes nas ferrovias. Em 2010, nove pessoas morreram em um acidente envolvendo um trem e um ônibus no município de Americana. Em novembro de 2011, oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em colisão entre um ônibus escolar e um trem de carga, na Argentina, país que a empresa operava até fevereiro deste ano. No mesmo mês, 12 vagões descarrilaram no município de Meridiano e não foi registrada nenhuma vítima. Em janeiro deste ano, o trecho que liga o interior de São Paulo à Baixada Santista, ficou bloqueado por dois dias depois que duas locomotivas e 18 vagões carregados com açúcar e milho também descarrilaram.
Para o deputado Carlão Pignatari, “a presença dos responsáveis pela empresa de trem, será de extrema importância para que possa ser avaliado eventuais descumprimentos com relação à segurança do transporte ferroviário em todo o Estado, pois muitos acidentes com vítimas fatais estão sendo registrados”.