A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) confirmou a construção de 33 creches escolas na região Noroeste Paulista, com aval do deputado Carlão Pignatari. Ao todo, são 305 municípios conveniados para a construção de 307 creches.
O deputado Carlão informou que recebeu comunicado do presidente da FDE, Barjas Negri, comunicando que os convênios firmados contam com R$ 444 milhões para as obras, e mais 10% desse valor para aquisição de mobiliário e outros equipamentos permanentes, somando um investimento de R$ 488 milhões.
De acordo com o parlamentar, o objetivo do programa é ampliar o atendimento a crianças de 0 a 5 anos, mediante a construção de prédios destinados à educação infantil e adquirir equipamentos e materiais de natureza permanente. O terreno para a creche deve ser disponibilizado pelas prefeituras.
Carlão acrescentou que a Secretaria da Educação é quem vai realizar a transferência dos recursos financeiros para as obras e compras dos materiais. A FDE, por sua vez, tem o papel de aprovar a viabilidade dos terrenos disponibilizados pelos municípios, oferecer o projeto executivo padrão para construção de creches e acompanhar a execução das obras.
O programa Creche Escola é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio das Secretarias da Educação e de Desenvolvimento Social, com participação da FDE.
Com o aval do deputado Carlão Pignatari, estão confirmadas creches escolas nos municípios de Auriflama, Bady Bassitt, Bálsamo, Buritama, Cardoso, Dirce Reis, Dolcinópolis, Gália, General Salgado, Itapura, José Bonifácio, Macaubal, Magda, Monte Aprazível, Nova Independência, Orindiúva, Palestina, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pontes Gestal, Quintana, Riolândia, Sales, Santa Albertina, São João das Duas Pontes, Sud Mennucci, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga e Zacarias.
“Vamos continuar trabalhando para que o Governo do Estado libere mais creches escolas, pois é muito importante para as famílias, onde o homem e a mulher trabalham fora. Assim, eles têm onde deixar seus filhos e podem ficar tranquilos, pois sabem que existe uma equipe especializado tomando conta e educando seus pequenos”, conclui o deputado Carlão Pignatari.