O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) homenageou, na última segunda-feira, os estudantes Gabriela Horta Macedo, de 14 anos, da Escola “Gentila Guizzi Pinati”, de Sebastianópolis do Sul; Thalita de França Silva, 13 anos, da Escola “Antonio Perciliano Gaudêncio”, do Distrito de Ida Iolanda – Nhandeara; Gabriel Leal Bergamasco, 14 anos, da Escola Pedro Pedrosa, de Nhandeara; e Amanda da Cruz de Souza, 14 anos, da Escola “Manoel dos Santos”, de Magda. Eles participaram do Parlamento Jovem Paulista, na Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 8 de novembro.
A jovem Gabriela Macedo integrou o Partido da Educação e apresentou um projeto propondo a instalação de armários individuais para alunos em escolas públicas. Por sua vez, a aluna Thalita Silva, do Partido da Natureza, deseja a criação de um centro de zoonose em cada município paulista.
Já o estudante Gabriel Bergamasco, Partido da Educação, quer a preservação histórica das escolas e propôs a instalação do “Memorial das Conquistas Escolares” dentro das escolas da rede pública do Estado. Amanda da Cruz de Souza, também do Partido da Educação, propôs a utilização das notas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar – SARESP na admissão de alunos das escolas públicas em Universidades e Institutos Técnicos Federais.
Carlão entregou a cada um deles um quadro com uma fotografia registrando suas passagens pela Assembleia Legislativa. Também as escolas receberam um quadro.
Em Sebastianópolis do Sul, também participou da cerimônia o prefeito José Antonio de Abreu. Em Ida Iolanda e Nhandeara compareceu o prefeito Odilon da Silveira e em Magda, o prefeito Leonardo Barbosa de Melo.
Em seus discursos, nas quatro escolas, o deputado Carlão fez questão de destacar a importância da participação dos jovens na política, “para a criação de uma consciência crítica e cidadã. É uma maneira de mostrar a esses jovens como é a vida política e que cidadania se constrói com participação efetiva, com diálogo, com respeito à opinião dos outros, com responsabilidade. Acreditamos que este é o melhor caminho para a formação de cidadãos envolvidos com sua comunidade e a solidificação de um Estado mais democrático, mais justo e mais desenvolvido”, concluiu Carlão.