Carlão Pignatari intermedia instalação da primeira Usina Fotovoltaica no Estado

Carlão agendou reunião com Secretário de Energia do Estado, José Aníbal; Prefeito Junior Marão e Secretário de Gestão Pública Julio Semeghini também participarão


Publicado dia 14 de março, 2011 / Publicação com 0 comentário(s)

Um grupo de investidores espanhóis está de olho em Votuporanga para instalação da primeira Usina Fotovoltaica (energia solar) no Estado de São Paulo. O deputado estadual Carlão Pignatari, quem está intermediando as primeiras conversas com o novo Governo do Estado de São Paulo, agendou para esta quinta-feira (27/01) uma audiência com o secretário de Energia do Estado, o deputado federal José Aníbal.  Também participarão da reunião, o Secretário de Gestão Pública do Estado, o deputado federal Julio Semeghini e o prefeito de Votuporanga Junior Marão.

Os espanhóis estiveram em Votuporanga no início do ano passado acompanhados de empresários chineses que entrariam com parte dos investimentos. O prefeito Junior Marão e o Secretário Gestão Pública do Estado, na época deputado federal Julio Semeghini estão, desde então, acompanhando o andamento das negociações.

Para que acerte a implantação da Usina Fotovoltaica é necessário que os Governos, Federal e Estadual, façam investimentos no setor. Já foram realizadas reuniões no Ministério de Minas e Energia. Na audiência com o Secretário de Energia do Estado também serão apresentadas as mesmas questões, dentre elas dar garantia a rentabilidade do projeto.

O investimento será de R$ 250 milhões de capital estrangeiro, na Usina de energia fotovoltaica de 33 megawalts, por meio de fundo de investimentos especializados. A intenção do grupo é implantar a usina e uma fábrica  para a produção da tecnologia. “É uma fonte renovável, alternativa as fontes tradicionais de energia que, além de não prejudicar a natureza, traria investimento para todo o Estado. A Espanha é a segunda maior produtora de energia fotovoltaica no mundo”, acrescenta Carlão.

Energia Solar 

A energia solar é uma das opções na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).  A transformação da luz solar em energia elétrica ocorre por meio de células fotovoltaicas, que em contato com a luz utiliza-se de mecanismo capazes de gerar energia.

Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação.

Deixe um Comentário


INSTAGRAM