(11) 3886-6123  /  (17) 3423-4766

Carlão Pignatari


Carlao Pignatari

Em 09 de abril de 1959, na cidade de Votuporanga, interior do Estado de São Paulo, nascia no seio de uma família tradicionalmente empreendedora, Carlos Eduardo Pignatari, mais conhecido por Carlão Pignatari. O cenário familiar proporcionou-lhe desde cedo, a oportunidade para iniciar a carreira empresarial e desenvolver responsabilidades, além da forte habilidade de liderar

Na vida pública, em 1994, iniciou como Coordenador Regional da campanha de Mário Covas, importante político brasileiro, cujo governo foi marcante, como pode ser comprovado por suas realizações. Ao lado desse grande homem, e na busca pelos mesmos ideais, Carlão passou a se interessar, cada vez mais, pela política. Esse interesse pela política e liderança já visível nas diversos setores da sociedade votuporanguense é que o levou a candidatar-se para prefeito em sua mui amada cidade natal.

Aos 42 anos, no ano de 2000, com 56,63 % dos votos sagrou-se Prefeito de Votuporanga tornando-se, em 2004, o primeiro prefeito reeleito com a expressiva votação de aproximadamente 80% dos votos válidos.

Sua gestão

Durante os oito anos de sua gestão, recebeu prêmios de reconhecimento, sendo considerado o principal deles o que marcou o fim de sua administração quando obteve 91,5% de aprovação popular com base em pesquisa, cujo índice apontou seu governo como ótimo/bom.

Comprometido com o eleitor, contemplou a cidade com a expansão da malha asfáltica e muitas obras, algumas delas consolidadas somente pelo seu sucessor, tendo em vista a falta de tempo hábil para sua concretização.

Transformou a cidade em “Capital da Educação”, frase proferida pelo governador Geraldo Alckmin em uma de suas visitas à Votuporanga, e adotada pelo município em virtude dos bons índices obtidos na Educação. O título merecido teve como suporte a elevação da educação a patamar importante, quando atingiu o 7.º lugar em todo o Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. A nota 6,1 alcançada por Votuporanga foi a média atingida pelos países desenvolvidos, meta do Ministério da Educação para 2022.

No plano social combateu a pobreza implantando nova política de inclusão das camadas mais carentes, promovendo ações estratégicas, que contribuíram com a redução da desigualdade social.

Foi também em sua administração que teve inicio o processo de transformação da saúde pública da região Noroeste Paulista. A Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, de instituição falida passou a ser referência nacional em administração hospitalar, graças a sua intermediação enquanto prefeito.

Em face disso, Votuporanga ganhou a confiança do Governo e, por competência, o direito em administrar o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades – AME, no interior do Estado de São Paulo. O processo iniciado há cerca de 10 anos serviu e é seguido atualmente por outros municípios da região, como Jales, Fernandópolis e Santa Fé do Sul. Hoje a população pode contar com uma saúde mais integrada e regional.

Respeitado por seu trabalho e admirado pelo perfil honesto e transparente, elegeu-se Deputado Estadual pela primeira vez com 70.337 votos, representativos da sua liderança não só em Votuporanga, mas em toda a Região Noroeste do Estado.

A esposa Marli, os filhos Júlia, Carlos, Francisco e Pedro e os pais Miguel Raul Pignatari e Marlene Flayt Pignatari acompanham a trajetória desse homem público que acredita e faz da política uma prática de cuidado, uma ferramenta de transformação de vida das pessoas, de melhorias, principalmente daqueles que mais necessitam, recebendo o apoio de todos, para novas empreitadas.