A- A+

Deputado Carlão Pignatari acompanha governadores de Estado na reativação da Hidrovia Tietê-Paraná

Trecho estava com navegação interrompida desde maio de 2014; devido ao longo período de estiagem

última atualização em sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, acompanhou, nesta quarta-feira (27), o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de reativação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, no trecho entre o km 99,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa inferior de Nova Avanhandava. 
O trecho estava interrompido para a passagem de embarcações, desde maio de 2014, por causa do baixo nível dos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira. A hidrovia beneficia diretamente os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Também estiveram presentes ao ato, os governadores dos estados de Mato Grosso, Pedro Taques, e do Paraná, Beto Richa, além da vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, e do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Hélio de Sousa, do secretário estadual paulista de Logística e Transporte, Duarte Nogueira, do prefeito de Buritama, Izair dos Santos Teixeira, deputados, prefeitos e vereadores da região.
A retomada da navegação representa a geração de empregos e contribui para a redução de custos do transporte. Além disso, a hidrovia oferece vantagens logísticas ao contribuir para reduzir o tráfego nas estradas. A hidrovia Tietê-Paraná tem 2,4 mil quilômetros de extensão e é uma importante rota para o escoamento de grãos e celulose dos estados de São Paulo, Mato Grosso Sul, Goiás, Paraná e Minas Gerais.
O governador Alckmin explicou essa hidrovia “é a mais importante do país do ponto de vista econômico que liga os maiores centros produtores do agronegócio. Esta reabertura ? fundamental para o nosso país, em termo de competitividade, em termos de redução de custo e de logística," explicou o governador.
A Hidrovia Tietê-Paraná ocupa importante papel no escoamento de cargas, além de ser um dos principais corredores de exportação do país.
Alguns dos principais produtos transportados são: milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo. Com a reativação da passagem de cargas de longo percurso, a projeção de movimentação na hidrovia, em 2016, é superar o montante de 6,3 milhões de toneladas de cargas registrado em 2013. Para o ano de 2017, a expectativa é de que essa quantidade suba para 7 milhões de toneladas.
“É um importante corredor de transporte de toda a produção de estados do Centro-Oeste e também de parte do Sudeste, além de gerar emprego e renda. A utilização da hidrovia desafoga as rodovias e evita muitos acidentes”, comentou o deputado Carlão Pignatari.
 

Comentários



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site do Deputado Estadual Carlão Pignatari. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site do Deputado Estadual Carlão Pignatari poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Enviar por e-mail
seu nome:*


seu e-mail:*


nome do seu amigo:*


e-mail do seu amigo:*


Digite os campos acima e clique em Enviar

por favor, aguarde...
por favor, aguarde...
Deixe um comentário


Nome:(Obrigatório) 


Mensagem:(Obrigatório) 

Digite o que você vê na imagem abaixo

[X]Fechar


agendaAgenda do Deputado fotosGaleria de Fotos